Sua Informática faz Você Perder Dinheiro. Vire o Jogo!

Identifique como sua informática faz você perder dinheiro e vire este jogo. Resolva, eliminando as causas, aumentando a produtividade e sendo assertivo no retorno do investimento.

Identificando a Área Afetada

Em primeira mão será importante identificar a área ou o conjunto de computadores que aceleram sua produtividade, ou seja, produzem lucros e retorno do investimento.

Do mesmo modo, determinar o grupo de computadores que estão incorretamente dimensionados ou ultrapassados, provocando baixa produtividade, queimando seu dinheiro.

Quando falamos em computadores nas empresas, estamos falando sobre vários deles ligados em rede, desempenhando vários papéis, em departamentos diferentes.

Em distribuidoras, comércios, indústrias e escritórios, a produtividade do trabalho tem proporção direta com a estabilidade e desempenho da rede como um todo.

Consequentemente, se a produtividade é afetada, o item que nos fornece dados para o cálculo do prejuízo é o custo da hora de trabalho dos usuários afetados.

Os indicativos e cálculos tratados neste artigo, será somente referente a produtividade de um usuário e seu computador.

Assim sendo, não trataremos dos custos e improdutividade, provocada por aquele usuário na equipe ou na empresa como um todo.

Desse modo, caso existam paradas, lentidões, falhas de rede que afetem todos computadores, entre em contato conosco, ou faça uma análise gratuita.

Dois itens são determinantes para o levantamento dos custos e produtividade do operador.

 

1 – Desempenho do processador do computador:

O processador deve executar prontamente as tarefas e sem a perda de tempo do operador.

Da mesma forma, se o operador do computador está esperando pela resposta ou pela finalização do trabalho por parte do processador, ele está perdendo seu tempo de trabalho.

Se vários usuários na sua rede, estão nesta situação a improdutividade é geral na empresa.

 

2 – Dimensionamento das horas improdutivas:

A demora do tempo de espera na execução das tarefa, impõe grande perda do número de horas trabalhadas do operador.

Dimensionamento

No link Lentidão Provocada pelo Processador, você encontrará o método para identificar, medir, comparar e exemplos para dimensionar os valores referentes ao item 1.

Com referencia ao item 2, dimensionamento das horas improdutivas, é primordial que o gerente financeiro ou diretor da área, ou ainda, proprietário, tenham envolvimento direto.  Medir realmente, juntamente com o usuário o tempo improdutivo.

Muitas vezes basta ter empatia, compreender que o usuário deve esperar, repetir e ou executar tarefas que não precisariam ser executadas se o processador estivesse corretamente dimensionado.

Para seu conhecimento, você poderá também ver no artigo da Conteúdo RH, como medir a produtividade de seus colaboradores.

Vamos aos Cálculos

Imagine, que sua empresa tenha 1 funcionário, com salário de 4 mil reais.

Isso significa que o custo real da folha de pagamento individual, computando os encargos trabalhistas, chega a 8 mil reais.

Se tentarmos fragmentar esse montante no custo por hora de cada trabalhador, devemos dividir esse valor por 22 dias úteis e, em seguida, dividir novamente o resultado pelas 8 horas diárias em que ele exerce suas funções na empresa.

Assim: custo por hora de trabalho: 8 mil / 22 / 8 = 45,45 reais.

Agora vamos fazer um adendo para que você entenda o contexto.

Geralmente quando temos um equipamento ultrapassado, temos mais que 2 horas do total diário de improdutividade.

Vamos arredondar esse dado e calcular quanto de prejuízo sua empresa pode ter com folha de pagamento, apenas mantendo os computadores desatualizados e improdutivos.

Tempo anual desperdiçado pelo trabalhador : 14 horas por semana x 52 semanas no ano = 728 horas anuais.

728 horas x 45,45 = 33.087,60 reais por ano, equivalentes ao custo com o tempo desperdiçado pelo funcionário, esperando a finalização de processamento.

Assim sendo, conheça o artigo sobre o retorno de investimento, Return On Investment, ou ROI, da Endeavor, referência em empreendedorismo no Brasil.

Supondo que você tenha investido 10.000,00 reais na aquisição de um novo computador.

Calculemos o ROI percentual: [(ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial] x 10.000,00 = [(33.087,60 – 10.000,00) / 10.000,00] x 100 = 230,87% de ROI.

Por conseguinte, sabemos que existirá um retorno de investimento garantido, quando o ROI for positivo, como foi no exemplo acima.

Dispositivos que Aceleram a Produtividade

Manter os computadores com desempenho dimensionado corretamente e com dispositivos e periféricos adequados ao tipo de trabalho que executam, garantem o retorno de investimento.

Basicamente identificamos 3 grupos diferentes de computadores utilizados em empresas, veja a seguir.

Computadores administrativos: atende a setores administrativo, comercial, itens que não requer muitos dispositivos especiais, como placas aceleradoras de vídeo, processadores de última geração, etc.

Computadores técnicos: atende a setores de engenharia, produção, projetos, que necessitam de dispositivos de melhor desempenho, exigidos pelo aplicativos nesta área.

Computadores especiais: possuem características ou dispositivos dimensionados para um trabalho específico, e que na maioria das vezes afetam a produtividade de toda a empresa.

Exemplo: Servidores de dados, banco de dados, servidores de serviços de rede, Thin Clients, Computadores dedicados para produção, etc.

Itens com Ganhos Enormes de Desempenho

Conheça então os Periféricos, dispositivos e processadores que tem, ganho em desempenho, aumento de produtividade e alto retorno de investimento.

 

1 – DISCOS SSD ( 10 vezes mais rápidos )

Acelera inicialização do computador, leitura e abertura de programas e tempo de gravação e leitura de dados de armazenamento.

Veja o artigo, Ganhos Enormes em Desempenho, em inglês, da PCWorld.

Abaixo o gráfico com a comparação de desempenho entre discos SSD com Discos Rígidos comuns, HDD.

SSD vs HDD

2 – PLACAS ACELERADORAS DE VÍDEO

De maneira idêntica, este periférico são essenciais nos computadores que utilizam CAD, desenhos, engenharia, projetos, games, etc…

Muito trabalho gráfico, requer placa aceleradora adequada e dimensionada corretamente.

Segue o Link da PC World, igualmente mostrando o ganho de desempenho alcançado com as Aceleradoras de Vídeo.

GraphicsVsNoGrafics

3 – PROCESSADORES OU CPUS

Dessa maneira, acontece com o coração do computador. A CPU comanda tudo no computador, aquilo que é calculado, transmitido e armazenado.

Logo, o processador deverá estar corretamente dimensionado.

A CPU, é então, o item que acelera a produção de todos os usuários.

Veja o artigo, Lentidão Causada Pelo Processador e como Resolver.

Lentidão computador Causada Pelo Processador

A Imagem acima mostra um sintoma de um Processador sobrecarregado.

Veja que o processador se mantem em 100% de utilização a maioria do tempo de operação.

Saiba como detectar a Lentidão Causada Pelo Processador e como Resolver.

4 – DOIS MONITORES EM CADA COMPUTADOR

Assim também, acontece quando são instalados dois monitores em cada computador.

Do mesmo modo, o retorno do investimento é muito bem explicado no artigo abaixo.

Conheça como ficar 20% mais produtivo com 2 monitores de vídeo, nosso artigo sobre produtividade visual.

Conclusão:

Identificamos e apresentamos soluções para que você possa medir a falta de produtividade, os altos custos e como certificar o retorno de investimento.

Só para ilustrar, conheça alguns de nossos clientes que aplicaram estas e outras dicas, veja os depoimentos.

A amplitude dessa solução, conforme informamos, leva em conta somente um único computador e um usuário.

Em contrapartida, você poderá fazer uma análise completa da TI da sua empresa, preencha a análise e receba uma consultoria com plano de ação.

Por consequência, caso tenha dúvidas ou observações, entre em contato com nossos consultores.